Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

PESQUISE NO BLOG

Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Relacionamento e Psicologia

 Segundo o dicionário, relacionamento é o ato ou efeito de relacionar-se; capacidade, em maior ou menor grau, de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com os seus semelhantes; ligação de amizade afetiva, profissional etc., condicionada por uma série de atitudes recíprocas. Na Psicologia, em meados da década de 70, cresceu a preocupação com o desenvolvimento humano, impulsionando o estudo dos relacionamentos.
Uma das mudanças na área de Psicologia foi a definição de relacionamento como um processo dinâmico, que se desenvolve ao longo do tempo e se modifica conforme as etapas da vida, influenciado por normas sociais e aspectos culturais. A partir disso, estudiosos apresentaram um novo panorama sobre o desenvolvimento teórico e empírico do estudo dos relacionamentos com ênfase na análise de pesquisas. São três unidades de análise: o indivíduo, a díade e o sistema. No indivíduo, o estudo analisa como ele percebe determinado relacionamento com outra pessoa, como ele contribui para o desenvolvimento, manutenção e possível declínio da relação. As díades são analisadas correlacionando as percepções de ambos os indivíduos sobre o relacionamento; já os sistemas são estudados considerando não apenas as relações entre os integrantes da díade, mas também a interação com outras pessoas de uma rede social mais ampla.
Atualmente, estudos comprovam que indivíduos socialmente integrados e, que os relacionamentos pessoais atenuam a solidão e proporcionam bem-estar, traz felicidade pessoal e melhora a saúde. Uma das possibilidades para alterar e melhorar o comportamento e o relacionamento é a terapia cognitivo-comportamental, uma forma de psicoterapia que tem como principal objetivo a alteração de comportamentos e pensamentos disfuncionais, que trazem algum prejuízo à qualidade de vida das pessoas.
A forma como uma pessoa se comporta pode ser mudada, por mais difícil que isso possa parecer para algumas pessoas. Os procedimentos comportamentais são baseados em princípios da aprendizagem e envolvem análise e manejo da interação entre o comportamento da pessoa e o ambiente em que ela vive. Isso inclui, principalmente, a forma como cada pessoa se relaciona com as outras, o que acarreta conseqüências diretas na forma como ela se relaciona com todos os outros aspectos de sua vida. O mundo moderno está muito mais interligado, de formas mais variadas (internet, celular, sites), mas nada ainda substitui o carinho e apoio das relações interpessoais.


Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/noticias/26915/o-relacionamento-na-psicologia

para mais informações: http://www.homemdemello.com.br/psicologia/relaciona.html

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=964

http://www.psicologiadigital.com/2009/09/13/a-psicologia-dos-relacionamentos-na-internet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário